O Maior São João do Mundo

Exposição virtual mostra profissionais do São João de Campina Grande sem festa devido à pandemia

‘O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena’, de Emanuel Tadeu, retrata a espera da festa junina.

Uma exposição virtual retrata a realidade sem festa dos profissionais que atuam no São João nesse mês de junho, no site de turismo de Campina Grande. O projeto, “O descolorir da tradição – Sonhos em quarentena”, mostra profissionais como cantor, costureira, sanfoneiro, apresentador e quadrilheiro, que nessa época deveriam estar no aquecimento para São João da cidade.

A exposição é toda em preto e branco, pois visa traduzir em fotos que o São João foi pausado para priorizar a saúde. A festa deste ano foi adiada para outubro devido ao novo coronavírus.

Os registros são do fotógrafo e publicitário Emanuel Tadeu, que há cinco anos fotografa as festas juninas da Rainha da Borborema.

“Estou acostumado a fotografar o brilho intenso, as cores vivas da festa, mas precisei destinar todas as cores à saúde que sempre será nossa maior prioridade. Sendo assim, o momento está todo em preto e branco traduzindo o drama vivido por todos nós”, explicou o fotógrafo.

Fotógrafo da PB realiza exposição virtual com registros de profissionais do São João de Campina Grande, durante o mês de junho sem festa — Foto: Emanuel Tadeu/Divulgação

Todas as fotos serão acompanhadas por poemas de Lima Filho, produtor, cultural, compositor e poeta cordelista que realiza trabalho com cordéis personalizados e apresentação de eventos em cordéis com seu personagem Virgulima de Campina.

A ideia do projeto é retratar as pessoas à espera da festa junina e, durante a exposição, Emanuel também irá mostrar fotos de edições anteriores da festa.

“As fotos expostas relatam a descontinuação das cores da vida e mostram também os sonhos, em quarentena, daqueles que são um dos maiores responsáveis por fazer o Maior São João do Mundo acontecer em Campina Grande (PB). É necessário passar por isso com a convicção que iremos voltar. O São João encontra-se ausente, nesse momento, mas ele vai voltar, em perspectiva”, explicou Emanuel.

São João de Campina Grande 2020

São João de Campina Grande 2020 ganhou uma versão online, com programação transmitida pelas redes sociais. É a 37ª edição da festa junina, que acontece de 5 de junho a 5 de julho e a programação completa já foi divulgada.

você pode gostar também