PMCG promove ações no Sistema Municipal de Ensino durante o Maior São João

Valorizando a cultura local e incentivando as crianças e adolescentes a conhecerem a festa d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Educação promoveu ações nas escolas e em locais onde são realizados os festejos juninos da cidade.
Durante o mês de junho os alunos participaram do São João nas escolas, do “Quadrilhão” e ainda fizeram uma viagem na Locomotiva do Forró.
Além de servir como culminância das atividades pedagógicas trabalhadas durante o primeiro semestre nas escolas e creches, as ações também são base para o início das atividades realizadas dentro do II Tema Integrador que aborda “Meio Ambiente e Diversidade Cultural: Conhecendo Nossas Raízes e Nossa História”, orientando as ações que serão desenvolvidas no segundo semestre do ano letivo.
Ainda dentro da programação das atividades desenvolvidas n’O Maior São João do Mundo, o Sistema Municipal de Ensino contribuiu para que Campina Grande batesse o próprio recorde realizando a Maior Quadrilha Junina do Brasil.
O “Quadrilhão”, que este ano reuniu 908 pares, contou com a participação de 440 alunos de 10 escolas municipais. Parte dos alunos também participou de um passeio de trem em uma das atrações turísticas de maior sucesso no São João de Campina Grande, a Locomotiva do Forró.A viagem de Campina ao Distrito de Galante reuniu mais de 800 alunos de seis escolas municipais, que conheceram elementos da cultura nordestina de forma lúdica. Na visão da Secretária Municipal de Educação, Iolanda Barbosa, o São João de Campina Grande tem um papel pedagógico nas escolas do município, por contribuir com o aprendizado dos alunos.

“Desde o ano 2015 iniciamos em nossas escolas o projeto que trata das raízes culturais dentro do Maior São João do Mundo e é uma ação que foi ganhando força na prática nas atividades de escolas e creches no mês de junho”, frisou a secretária.