TV venezuelana destaca o Maior São João do Mundo de 2018

Dentro de seu processo de internacionalização, o Maior São João do Mundo 2018 foi alvo de reportagens dentro de um seriado jornalístico de responsabilidade da Televisión Del Sur – uma rede de TV multi-estatal para América, com sede na Venezuela.

Em pelo menos dois programas, o evento de Campina Grande foi destaque, com a exaltação dos aspectos folclóricos que a festa mantém em sua linha de resistência cultural.

A série “Festa Junina, alma e força do povo nordestino” destacou o artesanato, a dança e a história do São João. A diretora do Memorial do Maior São João do Mundo, professora Clea Cordeiro, foi entrevistada e didaticamente explicou as origens da festa que já integra a identidade do povo do Nordeste. A professora Giseli Sampaio também foi entrevistada e falou sobre a dança folclórica.

Em outra reportagem, as quadrilhas juninas são destacadas por sua exuberância e motivações comunitárias. Para assistir originalmente os programas da série da TV Venezuela, é só acessar os seguintes links: https://youtu.be/RbTQH-QblSk e https://youtu.be/w5jpIPdQpw8.

No ano passado, o Maior São João do Mundo chamou a atenção do jornal londrino “The Sun”. Numa reportagem de página inteira e com destaque de capa, assinada pelo jornalista Jimmy Lloyd, a Locomotiva do Forró foi um gancho para uma reportagem que ressaltou os aspectos grandiosos da festa de 31 dias em Campina Grande e suas muitas facetas. Ele visitou a cidade acompanhado do colega Rodrigo Zanetti, da Agência de Notícias Bang Media International.

Este ano, Rodrigo Zanetti voltou a Campina Grande e fez um levantamento jornalístico aprofundado sobre vários aspectos culturais da festa. A matéria deverá ser divulgada nos próximos dias no Reino Unido.